Lisboa - Porto - Faro - Setubal
toxicodependencia.com@gmail.com
21 826 88 86 / 93 507 66 58
Close
21 826 88 86 / 93 507 66 58 toxicodependencia.com@gmail.com
Conheça os factos acerca das drogas – Parte 2

Compreender as drogas

O que queremos dizer quando falamos do uso da droga?
As pessoas usam muitos tipos diferentes de drogas. Estas drogas podem ser legais ou ilegais, úteis ou prejudiciais. Todas as drogas possuem efeitos secundários e riscos, mas algumas drogas colocam mais riscos do que outras, especialmente as drogas ilegais.

O uso de drogas pode tornar-se num problema dependendo de alguns factores. Estes são:
• Que droga é usada
• Quem usa a droga (especialmente o seu estado de espírito e personalidade)
• Por que é que usam a droga
• Onde e Como usam a droga

Diferentes drogas criam problemas diferentes a diferentes pessoas. Estes problemas têm diferentes respostas. Para começar a compreender o problema, tem de saber aquilo que está a acontecer na vida da pessoa que usa a droga e que tipo de droga usa.
Neste artigo analisamos o problema do uso de drogas ilegais. As drogas ilegais mais vulgarmente usadas são a cannabis, o ecstasy, a heroína e a cocaína.

Por que é que as pessoas usam drogas?
Diferentes pessoas usam diferentes drogas por diferentes razões. Claro que há drogas legais com as quais nos deparamos todos os dias. Por exemplo, pode tomar um medicamento quando estiver doente, beber álcool para o ajudar a relaxar ou café para o ajudar a manter-se acordado.

Aquilo de que falamos neste artigo são de drogas ilegais. Pode experimentar drogas ilegais por curiosidade, porque os seus amigos o fazem ou para esquecer aborrecimentos ou preocupações. Pode tomar certas drogas para mudar a forma como se sente. Pode achar que é divertido ou uma coisa da moda para fazer.
Pode continuar a usar uma droga porque lhe dá gozo ou porque faz parte da sua vida social ou cultural. A isto chama-se muitas vezes de uso da droga para efeitos ‘recreativos’.

Por vezes o uso de drogas pode tornar-se uma importante parte da sua vida. Isso pode ser por problemas de ordem emocional, psicológica ou social que estiver a passar. Algumas drogas podem torná-lo viciado ou dependente, pelo que perde o controlo sobre o uso da droga e sente que não consegue funcionar sem a droga.

Algumas pessoas usam mais do que uma droga ao mesmo tempo – isso é conhecido como ‘policonsumo de drogas’. A mistura de drogas pode ser perigosa por causa da conjugação dos efeitos e efeitos secundários. Isso inclui a mistura de drogas ilegais com drogas legais tais como o álcool ou medicação. Por exemplo, tomar álcool com cocaína aumenta o risco de ritmo cardíaco irregular, ataques cardíacos e até a morte.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Phone: 21 826 88 86 / 93 507 66 58
Lisboa - Porto - Faro - Setubal