Lisboa - Porto - Faro - Setubal
toxicodependencia.com@gmail.com
21 826 88 86 / 93 507 66 58
Close
21 826 88 86 / 93 507 66 58 toxicodependencia.com@gmail.com
Conheça os factos acerca das drogas – Parte 3

Não há respostas fáceis aos problemas causados pelo uso da droga, mas conhecer os factos pode ajudá-lo a lidar com os problemas das drogas.

Mito “Todas as drogas são viciantes”
Facto Algumas drogas podem criar vício ou dependência mais rapidamente do que outras. Não existem indícios de que as pessoas fiquem ‘viciadas’ após um ou dois usos ou de que todos aqueles que experimentem uma droga fiquem dependentes. O uso de uma droga mesmo somente uma vez pode provocar problemas graves. O vício depende do quê, de quem, do porquê, onde e como a droga é usada.

Mito “Somente os toxicodependentes têm um problema”
Facto O vício ou dependência não é o único problema que as drogas podem causar. Algumas pessoas têm problemas a primeira vez que usam uma droga, ou os problemas podem agravar-se à medida que as usa mais frequentemente. O uso de drogas pode afectar a sua saúde física e mental, a sua vida familiar, as relações e o seu trabalho ou estudo. O uso de drogas ilegais pode também trazer-lhe problemas com a lei ou causar problemas de dinheiro.

Mito “Todas as drogas ilegais são igualmenten prejudiciais”
Facto Diferentes drogas podem prejudicá-lo de diversas formas. Algumas drogas como a heroína, são consideradas como mais perigosas porque colocam um maior risco de dependência e de overdose, ou porque são injectáveis. No entanto, cada droga coloca os seus próprios riscos. As drogas são muitas vezes descritas como ‘duras’ou ‘leves’ mas não é tão simples como isso.

Mito “O meu filho(a) adolescente anda mal humorado e a perder o interesse na escola – deve estar a tomar drogas”
Facto Os pais perguntam muitas vezes como podem saber se os filhos estão a usar drogas. Mas deve-se estar atento à lista de sinais e sintomas. Muitos dos possíveis sinais, tais como mudanças de humor ou perda de interesse em hobbies ou no estudo, são também um comportamento normal dos adolescentes. É melhor falar com eles antes de tirar conclusões. Se descobrir que o(a) seu filho(a) anda a tomar drogas, não entre em pânico. Informe-se sobre os detalhes da droga que estão a tomar – aquilo que tomaram, durante quanto tempo e porquê. Falar com um profissional treinado pode ajudar na decisão da acção a tomar. Pode ajudar o(a) seu(sua) filho(a) a desenvolver uma atitude sensata em relação às drogas, demonstrando uma atitude sensata no seu próprio uso de drogas – particularmente as drogas legais tais como o álcool e a medicação.

Mito “Os jovens são tentados a tomar drogas pelos traficantes”
Facto A maioria dos jovens entra em contacto com as drogas através de um amigo ou alguém que conheçam. Em muitos casos as drogas vêm por ‘arrastamento’ e não são ‘empurradas’ – as próprias pessoas as pedem, muitas das vezes por curiosidade.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Phone: 21 826 88 86 / 93 507 66 58
Lisboa - Porto - Faro - Setubal